Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

DIROFILARIOSE CANINA

       Hoje falaremos de uma doença que tem assustado muitos donos de cães por aí, não só pelo nome complicado, mas também pelo mal que ela provoca ao nosso melhor amigo, é a dirofilariose canina. Doença causada pela nematódeo Dirofilaria immitis, popularmente conhecida como verme do coração, é transmitida por mosquitos, sendo os gêneros Aedes, Culex, Anopheles e Mansonia os principais vetores. Acomete os mamíferos, principalmente os cães e é classificada como zoonose, doença transmitida dos animais ao humano. A doença é geralmente associada a regiões litorâneas, mas por conta da distribuição ampla dos vetores, principalmente o Aedes aegypti,  vem sendo diagnosticada nos grandes centros urbanos. Cerca de 90 dias após a entrada do parasita no organismo, ele se instala no interior do coração e vasos anexos, principalmente na artéria pulmonar.

       Os principais sintomas são associados a diminuição da função cardíaca, consequência da obstrução parcial ou total da passagem de sangue por esses vasos, dependendo do grau de acometimento e comprometimento da circulação sanguínea. Os mais comuns são: dispnéia (dificuldade para respirar), tosse, perda de peso, ascite (acumulo de liquido na cavidade abdominal). Outros órgãos podem ser afetados, como consequência do comprometimento do coração.

 O tratamento é longo, a base de antibióticos, medicamentos de suporte, e podem ser utilizadas técnicas terapêuticas naturais como coadjuvantes do tratamento alopático realizado. Necessita de acompanhamento de médico veterinário cardiologista, que através de exame específico poderá fornecer informações sobre o quadro do animal, além de acompanhar a evolução do tratamento.  Muitas vezes o tratamento pode trazer consequências graves ao animal, como o tromboembolismo, mas não pode ser comparado ao risco de morte da doença não tratada, por exemplo. Mesmo em meio a tantos riscos, a cura é possível e comum graças aos avanços no tratamento da doença.

   O ponto mais importante é a prevenção. Hoje, dispomos no mercado de uma medicação de aplicação anual, como uma vacina, que permite que o animal fique protegido contra a doença, sem relatos de efeitos adversos até o momento.

 A Veterinária Dr Fiel reforça que a prevenção é a melhor forma de manter seu melhor amigo saudável e livre dessa e de outras tantas doenças que podem ser fatais.

Alexandre Khuner - Médico Veterinário - CRMV 11.737 RJ

Um comentário:

  1. Boa tarde, Doutor, moro em São Bernardo do Campo - SP, onde eu posso encontrar essa vacina (que vale por 1 ano) que previne contra o Bicho do coração, aqui em São Paulo, ja estive em alguns Pet shop, e eles nem sabem da existencia dessa vacina, você teria ideia de preço?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir